O que é PNL?

Podemos definir a PNL (Programação Neurolinguística) como uma metodologia de estudo da nossa linguagem diante dos padrões individuais formados internamente oriundo das experiências obtidas ao longo da vida, informações recebidas e as conexões dos relacionamentos.

 .

O que é Programação Neuro Linguística afinal?

Conjunto de ferramentas para facilitar o caminho do ser humano em direção a obtenção da excelência em resultados.

Na década de 70, o linguista  Grinder, e Bandler, um psicólogo da Califórnia começaram juntos a estudar 3 grandes terapeutas, entre eles, Milton Erickson.  Com isto eles perceberam que havia um padrão de pensamento, estratégia e experiências que geravam comportamentos que podiam conduzir aquelas pessoas a atingirem seus objetivos plenamente. Eles publicaram nesta mesma década 4 livros dando início a utilização da PNL em busca da excelência do desenvolvimento humano.

Historia da mãe e do avô:

O filho pergunta para sua mãe: “O que é PNL, mãe?”

Mãe: “Pergunte ao seu avô o que ele esta sentindo em relação a artrite?”

Após seu neto fazer a pergunta, seu avô responde com um gesto de cansaço: “Meu neto querido, eu estou sentindo muitas dores, uma dificuldade muito grande de me movimentar, como está difícil viver deste jeito, quando a gente fica velho, vai só piorando, cada vez mais.”

O neto repetiu para sua mãe, a resposta do seu avô, e lhe perguntou novamente o que é PNL? Mas a mãe lhe pediu que agora perguntasse ao avô: “Qual foi a coisa mais engraçada que você já tinha feito?”

Após o seu filho perguntar ao avô, no mesmo momento, ele lembrou-se de um fato e colocou-se a rir muito dizendo, com semblante alegre, levantando-se do sofá mostrando uma atitude de empolgação: “Meu neto, quando você era pequenino, você e seu amiguinho queriam fazer nevar, e ai criaram uma maneira para isso. Entraram no banheiro e perceberam que poderiam fazer espuma, usando os produtos de sua mãe e fizeram do banheiro dela a casa da neve. Quando percebemos que vocês haviam sumido e entramos no banheiro, não era possível nem enxergar onde vocês estavam, pois havia espuma pelo banheiro inteiro, e sua mãe ficou doidinha.” E seu avô gargalhava ao contar esta história com todos os detalhes. E eles riram muito juntos.

Quando seu filho voltou, contou toda história para sua mãe, rindo muito. Mas não havia esquecido do que queria saber: “Mãe, agora você pode me dizer o que é PNL?” E sua mãe lhe disse: “Querido filho, isto que você fez com seu avô é PNL, você mudou o que ele sentia, naquele momento, ele saiu do processo de cansaço e dores para alegria. A PNL ressignifica estas sensações, emoções, sentimentos que temos, através de um processo mais profundo, no inconsciente, modificando as suas memórias neurais, usando memórias de excelência, positivas, de alegria, paz, vitória, dependendo das necessidades momentâneas. Enquanto focamos nos problemas, dificuldades, faltas, doenças, trazemos estas sensações geradas e potencializamos, porém podemos ressignificá-las internamente,  transformando este mal estar em vários aspectos da nossa vida.”

Programação é o padrão, programa pré-estabelecido, baseado nas nossas experiências vividas.

Neuro diz respeito ao sistema neurológico, como traduzimos nossas experiências vividas através dos 5 sentidos, isso é que rege os nossos comportamentos, o modo como agimos, consciente ou inconscientemente.

Linguistica é a linguagem que usamos para nos comunicar.

A PNL estuda o modo como utilizamos a linguagem, como ela nos afeta e principalmente como alterar estes padrões pré-estabelecidos que nos limitam,  em busca da excelência do desenvolvimento humano.

 

Que sentimentos positivos, você pode hoje começar a potencializar?

 

Fonte: Formação em Neurolinguística (Pase / CAD)